domingo, 21 de dezembro de 2014

A história e arte do presépio

Ao lado da arvore de natal e dos presentes, o presépio é a mais antiga forma de caracterização do Natal. Presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. Porém, esta também é a alcunha dada à encenação do nascimento do Menino Jesus num estábulo.

A tradição do presépio tem origens no século XVI. Antes dessa época, o nascimento e a adoração ao Menino Jesus eram feitas de outras maneiras. As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio de natal foram criadas em mosaicos no interior de igrejas e templos no século VI e, no século seguinte, a primeira réplica da gruta no Ocidente foi construída em Roma.

O início da tradição aconteceu em 1223, quando no lugar da celebração do natal na igreja, São Francisco festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na floresta de Greccio. Ele começou então a divulgar a ideia de criar figuras em barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus.

De lá pra cá, não há dúvidas que a tradição virou arte e esta arte se propagou pelo mundo criando uma ligação com a festa do Natal. Hoje, nas igrejas e nos lares cristãos de todo o mundo são montados presépios recordando o nascimento do Menino Jesus.

Na tentativa de ajudar a preservar a tradição, em 1993, o artista Celso Oliva, hoje falecido, fundou em Salvador, na Bahia, o Museu do Presépio.

Saiba mais assistindo o vídeo abaixo...

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Veja outras reportagens abaixo:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP